terça-feira, 24 de agosto de 2010

Festival de Órgão em Angra do Heroísmo

A 12 de Agosto de 2010


Integrado nas Comemorações dos 475 anos da Elevação de Angra a Cidade (encerramento), decorrerá de 16 a 20 de Agosto, pelas 21h00, o Festival de Órgãos de Tubos de Angra do Heroísmo.

Trata-se de uma iniciativa da Diocese de Angra, da Culturangra e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que terá lugar no Santuário Nª Sª da Conceição (16 de Agosto), Igreja da Misericórdia (17 de Agosto), Igreja do Colégio (18 de Agosto), Igreja de São Gonçalo (19 de Agosto) e Sé Catedral (20 de Agosto), e que contará com a actuação dos organistas Ricardo Toste e Vasco Soeiro, que interpretarão obras de António Valente, Pedro de Araújo, Sweelink, António Carreira, Cabanilles, Frei Diego da Conceição, Cabanilles, Carlos Seixas, John Stanley, Francisco Correa de Arauxo, Girolamo Frescobaldi, António de Cabezón, Pablo Bruna, Georg Muffat, Manuel Rodrigues Coelho, José da Madre Deus, António Correia Braga, entre outros. As obras serão interpretadas em órgãos ibéricos que possuem singularidades sonoras relativamente aos órgãos de tubos da Europa. Trata-se de uma aposta na valorização do património material, cultural e artístico do concelho. 

Acerca dos organistas:
RICARDO TOSTE - nascido em 1986, natural da Ilha Terceira, Açores, iniciou os seus estudos em órgão com António Duarte. Em 2006 ingressa na Universidade de Aveiro no curso de Licenciatura em Música sob direcção de Domingos Peixoto e Edite Rocha. Frequentou master classes com Jon Laukvik e Monserrat Torrent, em Palência, e com Louis Robilliard e Edite Rocha, na Universidade de Aveiro. É organista da Sé Catedral de Angra do Heroísmo desde Dezembro de 1999. Realizou concertos em Aveiro na “Temporada de Órgão do Ciclo Buxtehude” e “Momentos Musicais do Museu de Aveiro” em 2007; “Festival Internacional de Órgão de Lisboa” em 2006; na Igreja Evangélica Alemã em 2007. Participou num dos concertos que englobam a obra integral de Olivier Messiaen realizado na Sé Catedral de Lisboa. Tocou com a Orquestra Filarmónica das Beiras obras como Paixão Segundo S. Mateus de J.S. Bach, Oratória de Natal e de Páscoa também do mesmo compositor. Actualmente frequenta o Mestrado em Formação Musical para o Ensino Vocacional na Universidade de Aveiro.

VASCO SOEIRO - nasceu no Porto em 1976 e iniciou o estudo da música sacra colaborando nas celebrações eucarísticas. No ano de 1997, prosseguiu os seus estudos na Escola Diocesana da Ministérios Laicais do Porto, tendo frequentado o curso de Música Litúrgica na classe de Órgão, sob orientação do professor António Mário Costa. Posteriormente frequentou o curso de Órgão do III Curso Nacional de Música Litúrgica (2003 – 2006), tendo sido orientado pelos professores Filipe Veríssimo, António Esteireiro e António Mário Costa, nas disciplinas de órgão Literatura e Órgão Litúrgico. Durante o curso participou numa master class do organista Luca Antoniotti. Em 2005, ingressou na Universidade de Aveiro, no curso de licenciatura em Ensino de Música, estudando Órgão com o Professor Domingos Peixoto e Professora Edite Rocha. Desde então, tem participado em várias master classes com os organistas Louis Robilliard, Daniel Roth, Lionel Rogg e Luca Antoniotti. Participou na audição integral da obra organística de Buxtehude, promovida pela AMPO – Associação Musical Pro Organo, em 2007, bem como noutros recitais organizados pela mesma associação. Em 2008, participou no “43rd. International Summer Academy for Organist”, em Haarlem, na Holanda, tendo frequentado o curso de Música Antiga com Bernard Winsenius. Participou também no dia ECHO do Festival Internacional de Órgão e na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa.Em 2009, participou na audição integral da obra organística de Messiaen, na Sé de Lisboa, na comemoração do centenário do seu nascimento, e em Julho do mesmo ano, participou no “XIII Academia de Órgano Fray Joseph de Echevarria “ em Palência, Espanha, tendo sido orientado pelos professores Montserrat Torrent, Jon Laukvik e Andreas Arand.Desde 2005 que é organista na Igreja da Lapa no Porto, e é paralelamente efectivo no Coro da Sé Catedral do Porto.


Emanuel Pereira

Sem comentários: