quarta-feira, 17 de junho de 2009

Segréis de Lisboa com concertos em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo


12 - 06 - 2009

A Arte na Variação do Renascimento ao Maneirismo é o tema dos dois concertos que o grupo Segréis de Lisboa realiza esta semana em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo.

Em S. Miguel, o concerto decorre hoje, pelas 21 horas, na Igreja do Carmo, enquanto na Terceira o mesmo terá como palco a Igreja da Misericórdia, amanhã, a partir das 18 horas.

Esta iniciativa integra-se no Ciclo de Órgãos Ibéricos dos Açores, uma das componentes da Temporada MusicAtlântico, que decorre de Março até Dezembro no arquipélago numa organização da Direcção Regional da Cultura da Presidência do Governo.

São intérpretes nestes concertos João Vaz (órgão), Pedro Couto Soares (flauta), Ana Leonor Pereira (soprano) e Manuel Morais (viola dedilhada e direcção).

Fundado em 1972 pelo alaúdista e musicólogo Manuel Morais, o grupo Segréis de Lisboa é composto por uma formação variável de cantores e instrumentistas, tendo como principal objectivo contribuir para o ressurgimento da música portuguesa e espanhola dos séculos XV ao XVIII.

O grupo já realizou concertos por toda a Europa, Estados Unidos, Brasil, Extremo Oriente, Índia e Bolívia, sempre com grande sucesso junto do público e da crítica, tendo merecido mesmo referências elogiosas do prestigiado New York Times, na sua edição de11 de Junho de 1990.

Gravou para as etiquetas EMI/Valentim de Carvalho, Movieplay, Philips e Portugaler, tendo-lhe sido atribuído um Choc na Revista Le Monde de la Musique (n.º 201, Julho-Agosto de 1996).

Agraciados em 1991 com a Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, os Segréis de Lisboa são o agrupamento português mais antigo que se dedica, profissionalmente, à recuperação e divulgação da Música Antiga Ibérica.

Autor/Fonte: GaCS/FG/DRaC


Notícia extraída de:

- Acores9

Sem comentários: