terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O Órgão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Ilha do Faial)



O órgão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo pertence ao espólio dos sete órgãos (de tubos) da ilha do Faial. Neste momento, não se encontra na referida igreja, que se situa na freguesia da Matriz, pois a mesma não apresenta condições aceitáveis para recebê-lo.


A foto esteve em exposição na Igreja do Carmo há uns meses, em conjunto com outras antigas. Quando pedi esclarecimentos sobre o órgão, informaram-me não saber do paradeiro deste. Assim como esta informação, não tenho ainda em minha posse as relativas à instrumentação, ano de construção, organeiro, etc. Mas assim que souber, colocarei neste post.


P.S.: Já mais recentemente, recebi informações de que o órgão em questão se encontra nas oficinas do Mestre-Organeiro Dinarte Machado.





Informação Técnica:

- (Anterior) Localização (na igreja): Lado da Epístola
- Estado: Não Funcional
- Tipo: desconhecido, de um manual
- Registação: pelas fotos, parece ter 4+4
- Organeiro: desconhecido
- Intervenções:
* Último Restauro: a decorrer, por Dinarte Machado.



A igreja já se encontra em ruínas há muitos anos... Para quando uma reconstrução?





A construção da Igreja do Convento de N. Sra. do Carmo teve ínicio em 1698, sendo só concluído em 1797. O seu adro é um miradouro sobre a cidade. O Duque de Ávila e Bolama, por Portaria de 7 de Julho de 1835, consegue que o convento com a sua igreja, seja doada à Ordem Terceira do Carmo e que, no Convento, fique instalado um aquartelamento tropas. Em resultado do Sismo de 1926, o convento acaba por ter que ser demolido. Quanto à igreja...foi alvo de uma intervenção de restauro (ao tecto) algures nas últimas duas décadas do séc. XX, tendo-se ainda celebrado missa por algum tempo nesse edifício. Infelizmente, o tecto voltou a dar problemas devido à infiltração de água. Hoje encontra-se encerrada às celebrações religiosas e em mau estado de conservação.

Este edifício de estilo barroco impressiona pela sua grandiosa fachada, recortada por duas torres sineiras em forma de bolbo. Destaque para as imagens do século XVIII, especialmente a de Nossa Senhora da Compaixão. Do adro, podem admirar-se belas panorâmicas da cidade, da baía e da ilha do Pico.




Localização

Largo da Igreja do Carmo - Matriz
9900-171 HORTA

Ilha: Faial
Distrito: Horta
Concelho: Horta
Freguesia: Matriz


-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Agradecimentos:
Pe. Marco Luciano e Igreja de Nss.ª Sr.ª do Carmo.
Helen R. Martins.

Fontes:
Fotografias:
Tiradas no Local

Informações sobre a igreja:
LifeCooler - o Guia da Boa Vida
Enciclopédia

1 comentário:

Pedro Dores disse...

esta igreja ja está em obras